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Quarta-feira, 29 de Abril de 2009

A saúde do idoso

Cuidados com a pele

 

Origem da imagem ao clicarNas pessoas idosas, sobretudo nas acamadas, existe um grande risco de úlceras de pressão, que são feridas resultantes da imobilidade na cama e de tratamento difícil.

 

As saliências (sobretudo ósseas) como os calcanhares, os ombros ou as costas, o rabo, são as zonas onde as úlceras de pressão aparecem com maior frequência.

 

Deve ter a roupa da cama sempe bem esticada, sem rugas ou outros objectos (incluindo migalhas de comida).

 

Se aparecer alguma ferida, deve contactar imediatamente um enfermeiro de uma instituição de saúde da área de residência.

 

Se for necessário um penso, este será feito pelo enfermeiro, ou sob a sua supervisão.

 

A pele dos idosos deve ser mantida sempre bem seca e poderão ser usados cremes adequados para a sua pele.


Publicado por 100STRESS às 19:13
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Quinta-feira, 16 de Abril de 2009

Pílula do dia seguinte

Origem da imagem ao clicarA 'pílula do dia seguinte',  tal como o nome indica, é um método de emergência que pode ser utilizado após falha na utilização de um qualquer método contraceptivo:

-no caso de o preservativo romper ou ficar dentro da vagina

-deslocamento do dispositivo intra-uterino

-erro ao tomar a pílula

-caso de relações sexuais forçadas (violação), etc.

Para que seja eficaz, é necessário tomar os dois comprimidos simultaneamente o mais cedo possível depois de ter tido uma relação sexual não protegida, preferencialmente nas primeiras 12 horas, mas não depois de passadas 72 horas (3 dias), e quanto mais cedo forem ingeridas, melhor.

A 'pílula do dia seguinte' não é 100% eficaz, uma vez que existe sempre a possibilidade de uma gravidez.


Como qualquer outro medicamento, a 'pílula do dia seguinte' tem efeitos secundários; pode provocar náuseas, vómitos e diarreia, e por vezes também dores de cabeça, tensão mamária ou retenção de líquidos. Consulte sempre o seu médico e evite a auto-medicação.


Publicado por 100STRESS às 19:30
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Segunda-feira, 6 de Abril de 2009

Caminhar- viver saudável

Porquê caminhar?
 

Origem da imagem ao clicarPorque talvez seja a forma mais fácil de colocar o nosso corpo em movimento, já que não existem grandes restrições (custos, equipamento, calçado); basta querer e além disso a possibilidade de uma pessoa se lesionar é muito pequena.

Mas embora seja uma actividade simples, que todos podem realizar voluntariamente, é importante que quando se utilize “o andar” como forma de exercício físico se tenha alguns cuidados básicos.

 

 

Então, somente para relembrar ou reforçar aqui vão alguns:

 

Antes de iniciar a caminhada

Escolha um horário do dia em que se sinta melhor e com mais vontade de caminhar (manhã ou fim de tarde para evitar as horas de sol intenso)

Procure vestir uma roupa confortável (leve e clara). Se estiver frio ou vento, agasalhe-se;

O calçado é muito importante. Quando caminha num ritmo rápido, dá cerca de 120 passos por minuto; agora multiplique pelo número de minutos que pretende caminhar e verá que se o calçado for inadequado… os pés vão sofrer maus tratos desnecessários. Ténis são os mais indicados;

Mesmo que não tenha sede, beba sempre um pouco de água antes de iniciar a caminhada, pois, quando ela começar a ser absorvida pelo corpo, ele já está com falta de água. Se pretende caminhar bastante tempo e/ou está muito quente, levar uma garrafa com água é uma boa ideia;

 
Durante a caminhada

Nunca comece com um ritmo muito rápido. Dê um tempo (pelo menos uns 5 minutos) para aquecer os seus músculos antes de intensificar seu ritmo;

A vantagem deste tipo de actividade é que você pode concentrar-se em vários aspectos do seu corpo, tais como: colocação dos pés (tocar com os calcanhares primeiro no solo), postura erecta, olhar dirigido para a frente, balanço dos braços (alternados com pernas), palmas das mãos voltadas para as laterais das coxas, respirar profundamente inspirando pelas narinas, ou ainda apenas observar a paisagem, ou conversar com alguém;

Sempre que caminhar com alguém, um dos dois estará num ritmo que é mais acelerado. Então, como não existem duas pessoas exactamente iguais, é mais difícil ainda encontrar alguém com o mesmo nível de condicionamento físico. Tentem encontrar um ritmo adequado aos dois. O melhor a fazer é curtir a conversa, evitar falar de problemas ou aborrecimentos enquanto caminha. Quando você exercita o seu corpo, o seu cérebro também que ser bem tratado. A caminhada tem que ser algo agradável.

Se for sozinho, avise alguém, e, caso não se sinta bem durante a caminhada, não continue. Por isso, mesmo com o inconveniente de você estar com alguém com pernas mais curtas ou compridas que as suas, é melhor ter companhia. Leve sempre consigo um telemóvel.

Se há muito tempo que não faz exercício (sedentário), não tente compensar todos os excessos que cometeu no final de semana, ou a falta de exercício dos últimos meses, apenas num dia; vá com calma! Não existe nada que diga que você tem que ir até determinado ponto. O ideal é você prestar atenção às respostas que o seu corpo lhe dá; aprenda a escutá-lo. Não peque por excesso, você pode sentir-se atordoado, desmaiar ou ganhar uma tendinite. Respeite seus limites.

 
Depois da caminhada:

Mais uma vez, beba água; você não perde água pelo corpo apenas com o suor, também estará a perder água ao respirar;

Realizar uma série de alongamentos (exercícios para manter ou desenvolver a flexibilidade do seu corpo) será óptimo neste momento. Porquê? Porque você está quente e estará a trazer o seu corpo gradualmente à condição de repouso;

Se há muito tempo não faz actividades físicas, não se sente ou deite logo que termina a caminhada… fique pelo menos uns 10 minutos em pé ou a caminhar mais lentamente para trazer todo o seu metabolismo o mais próximo possível das condições iniciais.

Para finalizar, esperamos que você perceba melhor o seu corpo, procure senti-lo e, quem sabe, a caminhada é o primeiro passo para exercícios ou actividades mais intensas (correr, praticar qualquer outro desporto, ou entrar num ginásio). Afinal, o nosso corpo foi feito para movimentar-se e a caminhada, embora seja uma actividade fácil, que não exige nada além da força de vontade e alguns minutos, é apenas um dos tipos de movimento.

 
Viva saudável.

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Publicado por 100STRESS às 13:11
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