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Terça-feira, 7 de Outubro de 2008

Alimentação saudável. Os alimentos que dão vida ao coração e aumentam a nossa resposta imunitária.

 

 
A Organização Mundial de Saúde (OMS) aconselha um consumo diário de 400 a 800 gramas de frutas, verduras e legumes. A maioria das recomendações alimentares preconiza que a alimentação diária deve conter 55% do total de calorias vindas dos hidratos de carbono (HC). Isto significa que mais de metade dos alimentos ricos em HC, como os cereais e massas, pode ajudar a estimular a ingestão de fibra.
 
“Que o teu alimento seja o teu remédio, e o teu remédio o teu alimento"
Hipócrates.
 
 
Água
Origem da imagem ao clicarFonte de vida, representa cerca de 70% do peso corporal e é indispensável a todas as funções do organismo. Deve ser ingerida em quantidades superiores a 1,5l diárias. Uma forma fácil de reforçar a sua ingestão diária passa por comer muita fruta e legumes, sobretudo melancia (constituída por 98% de água), pepino (96%) e alface (94%).
 
Tomate
Origem da imagem ao clicarÉ o fruto mais rico em substâncias protectoras e antioxidantes, ideal para evitar doenças cardiovasculares e cancro da próstata. Ao seu baixo valor calórico associam-se valores baixos de gordura (cerca de 1gr), de proteínas (1gr), e de hidratos de carbono (6 gr). Como em qualquer vegetal o colesterol está ausente.
 
 
Maça
Origem da imagem ao clicar“Uma maça por dia, mantém o médico longe!”
 
Altamente nutritiva e digestiva, a maçã tem uma elevada percentagem em vitaminas A, B e C, sais minerais, água e fibras. Protege a pele e ajuda a prevenir o cancro do fígado.
 
 Brócolos
Origem da imagem ao clicarOs brócolos têm um baixo valor energético, bem como um baixo teor de proteínas, hidratos de carbono e lípidos. Têm um teor moderado de fibra alimentar e são ricos em carotenos (pró-vitamina A), vitamina C e ácido fólico. Relativamente aos minerais, são ricos em potássio, cálcio e fósforo. O sulforafano presente nos brócolos é um fitonutriente, que potencia a acção de enzimas responsáveis pela eliminação de agressores ao organismo, ajudando na prevenção de doenças cardiovasculares e do cancro, como o cancro do cólon e do estômago.
 
Cebola
Origem da imagem ao clicar
 
Regula a pressão arterial e previne doenças cardiovasculares. Tem flavonóides que funcionam como antioxidantes. É uma alimento que ajuda a regular o metabolismo das gorduras.
 
 
Leite e derivados ricos em cálcio
Origem da imagem ao clicarOs alimentos deste grupo são também ricos em proteínas, indispensáveis para a formação e reparação do nosso organismo. Pela sua riqueza em gordura devem preferir-se as variedades magras num tratamento para emagrecer. O principal componente é, naturalmente, a água. O teor de colesterol é proporcional ao teor de lípidos do leite.
 
Peixes gordos
Origem da imagem ao clicarO consumo destes alimentos previne alguns tipos de doenças cardiovasculares, por conter uma elevada quantidade de ácidos gordos essenciais do tipo ómega 3 (gordura poli-insatura-da) na sua composição nutricional. Destaca-se a sardinha, o salmão, cavala e o sável. Estes ajudam a baixar os níveis de LDL-colesterol (“mau colesterol”), elevar os níveis de HDL-colesteol (“bom colesterol”), intervém ainda na tensão arterial, coagulação sanguínea, resposta imune e reacções inflamatórias.
 
Alho, o antibiótico natural
Origem da imagem ao clicar
 
Não restam dúvidas acerca dos inúmeros benefícios do alho - é um antibiótico natural, que combate muitas infecções, ajuda a reduzir o mau colesterol (LDL), protege o coração e favorece a circulação. Hoje em dia também se lhe reconhece outras propriedades como o seu efeito antioxidante.
 
Chá – bebida milenar
Origem da imagem ao clicarConsiderado uma excelente fonte de substâncias com propriedades antioxidantes, o chá é um alimento de origem vegetal. Quer o chá preto quer o chá verde contêm flavonóides, que são um dos tipos de antioxidantes existentes. Os antioxidantes podem ajudar a proteger as células do organismo dos efeitos nocivos dos radicais livres.

Publicado por 100STRESS às 17:53
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